Skip to content

5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto – Dica 2

Posted on 15 de abril de 2011

LIÇÃO 2 – Calculando a Margem do seu Produto

 

Se você listou os Custos FIXOS e VARIÁVEIS do seu negócio, ficou fácil de resolver o problema da precificação de seus produtos.

Vamos tratar nesta Lição dos Custos VARIÁVEIS: são estes – e apenas estes – que nos interessam num primeiro momento para a precificação.

Não estranhe: alguns manuais de Contabilidade de Custos falam em “diluir os Custos fixos”, em “taxa dos Custos Fixos a ser cobrada”, e coisas do tipo. Estão ERRADOS e veremos por que.

Tomemos o Caso 1 da Lição 1: você recebeu mercadoria de seu fornecedor e precisa colocar um preço de venda.

É simples: basta colocar os Custos VARIÁVEIS que incidem sobre o produto e comparar com o preço de venda.

Qual o preço de venda? Afinal é este que é preciso calcular. Comece com aquele que você está acostumado.

Na maioria das vezes as empresas têm um mark-up (um fator a ser aplicado sobre o CMV para chegar ao preço de venda) cuja origem é frequentemente misteriosa, mas “tem dado certo” e continuam a usá-lo. Por ex., um mark up de 100% (multiplica-se o CMV por 2,0) ou 200% (3,0). O mark up do exemplo é 2,6. Veja o exemplo do quadro abaixo.

 

5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto-tab1

 

Outros tomam por base o último preço praticado acrescentando o aumento percentual no CMV, caso o fornecedor tenha aumentado o preço da mercadoria.

Não importa muito qual o “método” usado, apenas coloque um preço de venda qualquer para termos os Custos VARIÁVEIS e podermos trabalhar com eles para chegar ao preço de venda final.

Veja o quadro a seguir:

 

5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto-tab2

 

Note um detalhe nos Custos VARIÁVEIS: alguns (a maioria) variam em relação ao PREÇO (ver células em azul no exemplo abaixo) e outros variam em relação à QUANTIDADE (células em amarelo). Aqueles são expressos em porcentagem, estes em R$.

Isto vai ser importante na precificação: repare que se você der desconto, os Custos VARIÁVEIS sobre o PREÇO caem, mas não aqueles sobre a QUANTIDADE.

Note que a Margem I cai em R$ (claro), mas também em percentual (de 37,1% no quadro acima para 27,1% abaixo):

5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto-tab3

Monte um (vários) quadro(s) com seu(s) produtos numa planilha Excel (pode usar a nossa). Simule o(s) preço(s) de venda para cima e para baixo e veja o impacto na(s) Margem(ns).

 

Até a próxima!

Veja a DICA 1

Veja a DICA 2

Veja a DICA 3

Veja a DICA 4

Veja a DICA 5

 

 

 

Você pode se interessar também por...

Na direção contrária àquela de Buffet by Michel Beltrão on May 31st, 2011
Buffet, como vimos em outro post, costuma fazer uma avaliação pelo .

Um caso de Planejamento (ou falta dele!) - 1 de 3 by Michel Beltrão on April 29th, 2011
Examine o gráfico abaixo (está no site do .

Aprenda como fazer seu diagnóstico de Controles para Gestão by Michel Beltrão on May 5th, 2011
Jack Welch foi CEO da GE e há alguns anos foi considerado o executivo modelo devido aos Resultados da GE desde a sua gestão.

5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto – Dica 5 by Michel Beltrão on April 20th, 2011
LIÇÃO 5 – Qual é o nível ideal do PREÇO de Venda?   Decisão de PREÇO é a mais delicada da área de Marketing na grande maioria das empresas.

Até quanto posso dar de desconto em meus produtos? by Michel Beltrão on April 27th, 2011
Há muito tempo, me perguntam sobre a parte de descontos e até quando eles são positivos para minha empresa.

Qual o nível ideal de Propaganda? (Part. 3) by Michel Beltrão on June 20th, 2011
Esta é uma velha questão dos marketeiros que às vezes surgem em seminários, congressos e ficam sem resposta.

5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto – Dica 3 by Michel Beltrão on April 18th, 2011
LIÇÃO 3 – Estabelecendo o Preço de Venda Você montou um quadro da .

Tags: , , , , ,

Divulgue esta página

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Add a Comment

Required

Required

Optional

Vídeo que Indico

Michael Porter falando de Estratégia.

Recursos

Entre em contato!


Assine nosso Feed!


Consultoria para Empresas