Skip to content

Avaliação das Incertezas

Posted on 8 de julho de 2011

O Orçamento ou a Avaliação ou a TIR Esperados de um negócio são, em princípio, médias projetadas. A Análise das Incertezas / Risco consiste em estimar os desvios prováveis dessas médias. Quanto maior o desvio, maior o risco/incerteza.

Conceitualmente há dois modos de lidar com a questão do risco:

  • O enfoque objetivo baseia-se numa abordagem quantitativa, enfatizando o aspecto racional: procura calcular o risco através do desvio em relação à média. Utiliza para tanto os dados passados. Usa-se o termo risco para esta abordagem.
  • O enfoque subjetivo tem um componente emocional ao lidar com as incertezas do futuro que procura prever/estimar: aqueles que estimam têm experiência/“sentimento” do que pretendem prever e essas informações vão se traduzir nas expectativas projetadas. Usa-se o termo incerteza para esta abordagem.

Metodologicamente, na prática:

a) Os gestores estimam as incertezas futuras (melhores e piores estimativas) das variáveis preço, quantidade, custos com base em suas experiências passadas, evidentemente, mas também com o “sentimento” do que há de eventualmente novo no futuro.

b) Uma técnica estatística – simulação com números aleatórios (simulação de Monte Carlo) – transforma essas estimativas em distribuições de probabilidade.

b) O Projeto M&N está resumido na primeira página da próxima seção. Na página seguinte, as variáveis-chaves do orçamento (ou projeto) devem ter seus cenários pessimista e otimista estimados, como no exemplo apresentado.

c) Em seguida a simulação fornece a distribuição de probabilidade do Lucro, Avaliação ou TIR – este é o perfil de risco do negócio.

d) O passo seguinte é a Análise de Sensibilidade: detectar a quais variáveis  o negócio é mais sensível. Esta informação é fundamental para a estratégia e planejamento da empresa.

Após esta análise ficam claros onde estão os pontos críticos da empresa, isto é, onde estão seus value drivers (vetores de valor do negócio).

 

Solicite um exemplo de estudo gratuitamente.

Tags: , , ,

Divulgue esta página

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Add a Comment

Required

Required

Optional

Vídeo que Indico

Michael Porter falando de Estratégia.

Recursos

Entre em contato!


Assine nosso Feed!


Consultoria para Empresas