Skip to content

Diagnóstico das Fontes da Inovação

Posted on 9 de maio de 2011

Erich von Hippel é um teórico renomado do tema Inovação. O paradigma usual é que os inovadores são os produtores: as fontes de Inovação variam.

Ele distingue três fontes de Inovação:

a)      Os produtores;

b)      Os usuários;

c)      Os fornecedores.

 

O que determina ser esta ou aquela a fonte de inovação de um negócio? Para Hippel a resposta é óbvia: a econômica, isto é, as inovações serão desenvolvidas por aqueles que esperam retorno atrativos sobre estas.

Assim, se os beneficiados são os usuários, a fonte (principal) das inovações naquele setor são os clientes; e assim com as demais fontes.

Agora faça uma análise de seu setor e verifique qual é a fonte principal de inovação:

  • a própria empresa?
  • seus clientes?
  • ou seus fornecedores?

 

Como criar um canal em que essas inovações fluam de modo regular e produtivo para seu negócio?

Grandes empresas de consumo de massa criaram blogs onde seus clientes fazem sugestões diariamente. Se a fonte é interna, crie um klog (knoweldge blog, blog de divulgação do conhecimento explícito e sobretudo implícito – ver texto anterior sobre este tema). Se a fonte fr seus fornecedores faça um blog de comunicação com estes. Estou sugerindo o blog, mas os canais podem ser este e/ou outros: contatos regulares, focus gropus, etc.

Uma dica para empresas em geral: dentro das empresas, o depto. Comercial, em contato com os clientes são uma notória fonte de novidades de clientes e de concorrentes: crie um processo onde essas informações não se percam (blog interno, reuniões com depto. Comercial, etc.).

 

Tags: , , , , ,

Divulgue esta página

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Vídeo que Indico

Michael Porter falando de Estratégia.

Recursos

Entre em contato!


Assine nosso Feed!


Consultoria para Empresas